Apoio ao cliente - 707 234 234
Vinhos Em Cena

Notas

Workshops:
- O preço de cada workshop inclui a entrada no evento
- Os workshops têm uma duração de 60min. e realizam-se na sala D. Antónia Ferreira

Descrição

No Teatro Tivoli BBVA, Vinhos em Cena reúne vinhos das várias regiões Portuguesas, num desfile de castas e aromas que se misturam com a música, as conversas e os negócios.
Há provas conduzidas, especialistas nacionais e estrangeiros e espaço para promover os vinhos. O público poderá circulará pelos diversos andares do edifício, onde mais de 40 produtores irão ter os seus stands. Nos camarins e nas frisas será possível experienciar o vinho de forma diferente, assim como diferente será a sua abordagem na sala D. Antónia Ferreira, decorada para o efeito. Por sua vez, o palco irá abrindo e fechando as suas cortinas, para dar lugar a Em cena com, constituído por apontamentos musicais, palestras, conversas e debates sobre vinho.
De 23 a 26 de Março, a arte, a gastronomia e os vinhos nacionais aliam-se em Vinhos em Cena, um evento para quem gosta de vinho e para quem vai passar a apreciá-lo!

Aroma das Castas - 24 de Março às 19h30
Os enólogos identificam os aromas de castas nacionais e internacionais em prova cega.
Interveniente - Enólogo Mário Louro convida Sara Peños Lledo

Duelo de Castas - 25 de Março às 15h30 e 19h
Nestes “duelos” é escolhida uma casta com plantações em duas regiões. Cada interveniente vai defender a casta de uma das regiões de plantação.
Intervenientes:
15h30 - Charles Metcalfe e convidado
19h - Sarah Amed e convidado

Jantar ao Contrário - 25 de Março às 17h30
Para quem quer aprender a harmonizar os vinhos com as iguarias,  começando cada refeição por escolher os vinhos e só depois as iguarias a conjugar. O enólogo convida um sommelier para ajudar na escolha.
Interveniente - Enólogo Diogo Campilho + Sommelier convidado

Duetos Imprevistos - Queijos Portugueses e a Casta Moscatel - 26 de Março às 17h
O enólogo Luís Simões propõe a conjugação de Moscatel de Setúbal com queijos nacionais.
Interveniente - Enólogo Luís Simões + Chefe convidado

CONFERÊNCIA - Dia 24 de Março com início às 17h30 (duração de 1h15)
Sala de espectáculo
Moderador – Frederico Falcão
Intervenientes - Sarah Amed, Charles Metcalfe, Osvaldo Amado, António Ventura

EM CENA COM...
No palco, as conversas serão ao redor do vinho. Com uma duração de 30 minutos, cada painel terá um moderador e diversos convidados, entre especialistas da área vinícola e figuras distintas da literatura, música, humor e negócios

23 Março | 17h às 20H30 | Em cena com às 18h
24 Março | 17h às 23H | Em cena com às 21h30
25 Março | 14h às 24h | Em cena com às 15h, 17h 21h e 23h
26 Março | 14h às 19h | Em cena com às 15h e 17h

Presenças já confirmadas em EM CENA COM:
Vasco de Avillez
Presidente da CVR Lisboa (Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa)
Natural de Cascais, é um grande conhecedor e contador de histórias à volta do vinho. Actualmente é consultor na firma Stilavi Consultadoria Ld.a e filiado na Confraria do Vinho do Porto, Ordem Enófila de S. Tiago e membro da Confraria dos Enófilos da Beira Interior. Frequentou vários cursos de vendas e de marketing na Califórnia, Canadá, Reino Unido, Itália e França.

Cristiano van Zeller - Douro
Produtor e enólogo na empresa Van Zellers e Co., oficialmente estabelecida em 1780 como firma exportadora de Vinho do Porto pela primeira geração de van Zellers portugueses, e detentora da Quinta do Noval onde, além de Vinho do Porto, tem produção de vinhos Douro DOC sob as marcas "VZ" e "Van Zellers", goza de grande prestígio nacional e os seus vinhos já receberam vários prémios internacionais. Para Cristiano van Zeller “Um enólogo é um alfaiate a fazer vinhos”.

Paulo Laureano - Alentejo, enólogo e produtor
É um dos enólogos consultores mais produtivos do Alentejo. Reconhecido e muito requisitado pela nova vaga de produtores que chegaram ao Alentejo em meados da década de 90, já colaborou com mais de uma trintena de produtores, tendo assinado muitos dos mais sonantes vinhos do Alentejo. Ficou conhecido como “Senhor Mouchão” quando passou a liderar a equipa de enologia deste clássico produtor do Alentejo, o que terminou quando criou o seu próprio vinho, na sub-região da Vidigueira, que tanto aprecia.

Mário Louro - Engenheiro, enólogo, formador
Do seu vasto currículo destaca-se ser provador principal na Câmara de Provadores, membro de júri de vários concursos nacionais e internacionais e director do Concurso Nacional de Vinhos (desde 2007). É formador na disciplina de Enologia na Escola Superior de Hotelaria do Estoril e Lisboa e na Escola Superior de Turismo de Macau. É animador de espaços em empresas, hotéis, conferências e congressos subordinados ao tema do vinho. Participa como conferencista em várias feiras por todo o mundo. Escreve para jornais e revistas da especialidade e ministra cursos de formação no Hotel Tivoli, Adega Mãe, IVV e CVR Tejo.

Hugo Nascimento
Chef de cozinha, consultor gastronómico, food stylist, formador e conferencista
Em 1996, no Café Café conhece o Chef Vitor Sobral que, de nariz apurado, rapidamente se apercebeu do seu talento. Na época, Vitor Sobral iniciava o processo de modernização da culinária lusófona e Hugo não perdeu a oportunidade, destacando-se como elemento determinante para equipa.
Já em 2004, no Restaurante Terreiro do Paço, assume pela primeira vez a posição de Chef de cozinha, sob o comando do mentor. Demonstrou capacidades de liderança, inovação, técnica e muita criatividade. Desde então, começaram as participações internacionais, destacando-se Macau, Canadá, Alemanha, Brasil e Botswana, como destinos cruciais para o seu desenvolvimento profissional.
A cozinha que pratica está na vanguarda da inovação, as técnicas são de mestre. É uma cozinha de emoção, onde cada prato conta uma história que se transforma numa experiência. Para recriar sabores, recorre às memórias. Aquelas de conforto. As da Mãe. Na arte do empratamento, herdou do avô, que nas horas vagas era artesão, o dom de ser artista. A tradição e a simplicidade estão na base de tudo aquilo que cria.
Hoje, lado a lado com Vitor Sobral, além de Chef de Cozinha, é empreendedor. Passa grande parte do tempo na Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina, em Lisboa, e é consultor de vários restaurantes internacionais (S. Paulo; J.Pessoa; Angola).  O seu percurso levou-o em 2013 à capa da revista Timeout Lisboa, sendo considerado uma das pessoas com quem se deseja jantar em Lisboa.

Promotor

Uau,Lda