Apoio ao cliente - 707 234 234
Todos À Tomatada

Notas

Obrigatória a troca do bilhete pela T-Shirt Oficial da Tomatada. Na semana que antecede a "briga dos Tomates" poderá efectuar a troca na sede da Associação 20Kms de Almeirim; no dia do evento a troca deverá ser na bilheteira.

Interdita a Entrada a Menores 6 Anos.

Venda de bilhetes termina dia 25 de Agosto.

Descrição

TODOS À TOMATADA” será a maior "briga” de tomate do país e acontece no sábado, no troço da circular urbana, entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas, em ALMEIRIM. A atividade terá início com um foguete e terminará com outro.  É expressamente proibido a utilização de Tomates antes do rebentamento do foguete, sob pena de ser retirado/a do recinto. Nesta 1ª realização, prevê-se a utilização de cerca de 20 000 Kg de tomate, lançados a partir de uma viatura própria e pontos colocados no solo, ao longo do percurso, proporcionando assim uma verdadeira batalha de tomates entre os participantes.  A Associação 20 kms de Almeirim, ao tomar a iniciativa desta realização pretende, para além de proporcionar momentos de boa disposição, divulgar as potencialidades da nossa agricultura, nesta forte componente que é a cultura do tomate para indústria, hoje produzido na sua maioria em grandes áreas de forma mecanizada, por produtores do nosso concelho. No percurso serão colocados pontos de água, do género de chuveiros, como apoio ao eventual excesso de molho de tomate que os participantes sintam necessidade de aliviar. O tomate usado neste evento, embora produzido para a indústria transformadora é considerado matéria excedentária e de reduzido valor comercial. Após a atividade, a pasta resultante será recolhida e transformada em alimento animal. Por isso.... “nada se perde, tudo se transforma”. O controlo de entrada no recinto, será realizado mediante a apresentação da t-shirt oficial, devidamente vestida, colocada oportunamente à disposição a troco de “5 tomates”, em locais a designar pela organização. No final, os participantes poderão utilizar os chuveiros. A recolha e limpeza do espaço será feita imediatamente após a realização do evento.    

Dicas:
Embora a “briga” em si leve cerca de duas horas, os visitantes poderão usufruir da larga oferta da restauração de Almeirim com a sua forte componente da Sopa de Pedra, ou ainda tirar partido das tasquinhas existentes no VI Festival da Sopa da Pedra e do Petisco, onde poderão degustar, para além da Sopa de Pedra e Caralhotas (pão tradicional), outros produtos e petiscos tradicionais da região, visitar as exposições existentes e assistir ao espectáculo integrado no Festival, proporcionando-se, assim, um dia de festa e gastronomia que ficará registado na memória de cada participante. 

Conselhos:
Utilize calças ou calções (a t-shirt será a fornecida pela organização) usados ou velhos já que as roupas não sobreviverão ao evento. Provavelmente, terá que as deitar fora após a festa ter terminado. Use sapatos confortáveis, com bom apoio, para que possa aguentar e manter os seus pés a salvo de choques ou contusões. Aconselha-se não usar chinelos.  Sugere-se o uso de óculos de proteção, pois o sumo de tomate nos olhos pode tornar-se um pouco incomodativo para quem quer ripostar com sucesso. Consuma muita água e proteja-se do sol. Se pretender utilizar máquina fotográfica, certifique-se que a mesma está devidamente protegida. Haverá tomates por todo o lado! 

Regras:
- Não transporte garrafas ou objetos duros que possam, eventualmente, prejudicar outros participantes. - Expressamente proibida a utilização de objetos em vidro ou cortantes.
- Não deixe roupas ou objetos na rua.
- Antes de serem arremessados, os tomates devem ser esmagados nas mãos, para que o impacto nos outros participantes não seja doloroso.
- Mantenha distância de segurança da viatura de onde se lançam os tomates, de forma a evitar acidentes.
- Pare de arremessar tomates, sempre que for solicitado através dos meios sonoros existentes no local.
- Não é permitido o arremesso de qualquer outro tipo de objetos.
- Caso acompanhe um menor: (só com idade superior a 6 anos)         
 - mantenha-o continuamente vigiado;
 - escreva-lhe um telefone de contacto num braço;          
- Indique-lhe que caso de se perder, deve dirigir-se a algum membro da organização;         
- mantenha-o distante da viatura de onde são lançados os tomates.  
 
Observação:
A organização declina quaisquer responsabilidades em eventuais danos físicos dos participantes, acompanhantes e/ou materiais que possam surgir

 

Promotor

ASSOCIAÇÃO 20 KMS DE ALMEIRIM