Apoio ao cliente - 707 234 234
O Lago Dos Cisnes - Cnb

Descrição

O LAGO DOS CISNES

Fernando Duarte coreografia · Edgar Pêra filme · P.I.Tchaikovski música · José António Tenente figurinos · Nuno Meira desenho de luz 

Orquestra Sinfónica Portuguesa interpretação musical · Pedro Neves direção musical

______________________________________________________________________

O Lago dos Cisnes é o grande clássico da história da dança. As sucessivas reposições nas companhias de repertório são quase um ato purificador, idêntico àquele que levará alguns de nós, por exemplo, a regressar sempre a Bach. 

Precisaremos assim tanto deste abandono aos velhos mitos e lendas, destas insistentes releituras contemporâneas, desta nova e ousada lógica teatral? Claro que sim, uma vez que dela depende absolutamente a sobrevivência do repertório clássico, cuja linguagem técnica deixa escassa margem a reinterpretações mais criativas, menos tradicionais. A dança clássica, alicerçada em regras rígidas e premeditadas, faz com que os seus intérpretes disponham apenas da pantomima e da técnica para encarnarem personagens psicologicamente quase unidimensionais. Ela só continuará a ser popular se trouxer até nós cisnes que nos sobrevoem, abençoando-nos como o fizeram quando Apolo nasceu, príncipes que nos alertem dos medos e nos convoquem o sonho, barões maléficos que nos desencantem dos nossos sortilégios. Mas, acima de tudo, que todos eles falem de nós e que connosco também dancem.
 
Rui Esteves, 2013



Multimédia

Promotor

OPART-ORGANISMO DE PRODUÇÃO ARTISTICA,E.P.E.