Apoio ao cliente - 707 234 234
Memorial Do Convento

Notas

Sala não dispõe de pagamentos MB 
Acesso ao Auditório realiza-se pelas escadarias para o piso superior
WC disponível junto aos claustros no piso térreo
Infos/Reservas através do 929 130 721 | book@virtualeter.com

Sessões

  • Disponível
  • Indisponível
  • Escolha uma data no calendário

Descrição

A ÉTER - Produção Cultural tem o prazer de apresentar para o público em geral, o Memorial do Convento de José Saramago, com adaptação dramatúrgica de Filomena Oliveira e Miguel Real no 1º Sábado de cada mês, entre Janeiro e Junho de 2017.

Em cena desde 2007, este espectáculo conta já com uma assistência acima de 180 mil pessoas, dentro do universo do ensino secundário e público geral, apresentado no Palácio Nacional de Mafra, Fundação José Saramago, Centro Cultural Olga Cadaval, Theatro Circo de Braga, Universidade de Évora e no programa Escritarias em Penafiel, dedicado a José Saramago e que contou com a sua presença.

Unidos por um amor maravilhoso, Blimunda e Baltasar reúnem-se a Padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A Passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Padre Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda recolhendo as vontades humanas (“as nuvens fechadas”) que alimentarão a máquina e a farão voar. A história encantada que revolucionou a literatura portuguesa , do nascimento de um convento no século XVIII.

Nesta adaptação dramatúrgica, a relação dinâmica entre os cinco actores, a música original, a luz e os espaços cénicos dão vida a dezassete personagens e a momentos essenciais do Memorial do Convento.

O público pode ainda desfrutar de uma exposição fotográfica relacionada com a ONGD ÚNICA Mixing Cultures, experenciar a instalação multimédia Cabaça 2 - uma experiência baseada na atmosfera característica da Guiné-Bissau e da sua diversidade cultural em forma de som, vídeo, luz, cenografia e fotografia, que podem ser manipulados pelos visitantes através de sensores - e ainda visitar a loja solidária Unica Mixing Colors.

Promotor

Éter Produções Culturais Associação Cultural