Apoio ao cliente - 707 234 234
Lisbonweek 2017

Notas


LISBONWEEK 2017 - LUMIAR
  • Visitas Culturais Guiadas em bus fechado, bus panorâmico ou pedestre
  • Workshops
  • Concertos
  • Ciclo de Cinema: Entrada Livre mediante marcação obrigatória de reserva através de 91 1775179 ou reservas@lisbonweek.com - Consulte a programação em lisbonweek.com/cinema
Programação completa em lisbonweek.com

Descrição

Em cada edição o LisbonWeek convida o público, durante uma semana, a explorar um bairro da cidade. Um convite para descobrir não só o património material - através de visitas guiadas a espaços únicos - como também o património imaterial, através de abordagens multidisciplinares e criativas. A partir da dinâmica própria que caracteriza o bairro em destaque, a programação do LisbonWeek é construída para salientar o seu carácter e potencial diferenciador, oferecendo à cidade um produto cultural e artístico que aposta na pluralidade de experiências. O LisbonWeek é uma produção da Actu – Associação Cultural e Turística Urbana com a coprodução da Câmara Municipal de Lisboa. Na edição de 2017 o evento conta ainda com a coprodução da Junta de Freguesia do Lumiar.

Palácios do Lumiar

Entre os espaços a visitar está o Palácio Angeja-Palmela, assim denominado por ter sido sucessivamente propriedade destas duas famílias, e o Palácio Monteiro-Mor. Está ainda contemplada uma passagem pelo interior dos edifícios que hoje albergam o Museu Nacional do Traje e o Museu Nacional do Teatro e da Dança. Também o Parque Botânico Monteiro-Mor, com 11 hectares e com mais de 250 espécies botânicas, será um ponto de passagem.

Igrejas e Conventos
Serão visitados edifícios de cariz religioso com diferentes características, desde igrejas de origem medieval a igrejas contemporâneas, passando por um mosteiro numa antiga quinta ou ainda uma igreja atualmente inserida no interior de um colégio. A passagem pela Igreja de Nossa Senhora das Portas do Céu, em Telheiras, a Igreja do Lumiar, ou atual mosteiro de Santa Maria, entre outros, realiza-se de autocarro e dará a conhecer a história destes locais de culto.

Quinta do Lumiar
Recuando apenas um século encontraríamos nesta freguesia uma das zonas mais bucólicas da cidade. Desse tempo perduram até hoje quintas como a Quinta das Conchas, Quinta dos Azulejos ou a Quinta de Nossa Senhora do Carmo, situadas ao longo de alguns dos principais eixos de circulação, entre eles a Alameda das Linhas de Torres ou o Paço do Lumiar.

Arte Urbana
O Lisbonweek colocará o Lumiar na rota de arte pública da cidade com intervenções que ficarão de forma permanente nas ruas do bairro. Aos fins-de-semana os visitantes podem conhecer mais sobre as obras de Sofia Pidwell, Vhils, Vanessa Teodoro ou Ricardo Guerreiro, entre outros artistas que integarão este circuito. Durante 2h, num passeio de autocarro da Grey Line, do Lumiar a Telheiras, mergulhamos num universo artístico e contemporâneo menos conhecido do público em geral.

Passeio Meditativo - Parque Botânico
Uma oportunidade única para se esquecer que está no meio da cidade de Lisboa, através de uma caminhada guiada que promove o bem-estar. Os passeios meditativos realizam-se no Parque Botânico Monteiro-Mor e convidam os participantes a uma prática inovadora de estar e de se ligar à natureza.

Promotor

Actu - Ass. Cultural E Turística Urbana