Apoio ao cliente - 707 234 234
Festival Verão Clássico

Descrição

29.07.2018, 21H00, - Pequeno Auditório
MasterFest I – Festa de Abertura
 
Texto de introdução:
O Concerto-Festa de Abertura do Festival Verão Clássico 2018 contará com um programa aliciante e a presença de vários músicos fantásticos, figuras de proa do panorama internacional. Mozart e Schostakovich serão os compositores mais em destaque durante todo o Festival Verão Clássico 2018 e são deles as duas obras-primas que preenchem a 1.ª parte do concerto: o Quinteto K. 407 de Mozart, para trompa e cordas, com a presença de Radek Baborák, considerado por muitos o melhor trompista da atualidade, e o 2.º Trio de Dmitri Schostakovich, uma das obras mais poderosas do séc. XX. A 2.ª parte é uma homenagem ao grande compositor francês Claude Debussy, no ano em que se assinala o centenário da sua morte, com obras e intérpretes de eleição: a 1.ª Rapsódia com o clarinetista Pascal Moraguès, Prelúdios pela pianista Imogen Cooper que interpretará ainda peças de Ravel e Falla, e, para encerrar o concerto, a belíssima Sonata para Violoncelo e Piano por Gary Hoffman e Filipe Pinto-Ribeiro.
 

01.08.2018, 21H00, - Pequeno Auditório
MasterFest II – Festa Alemã
 
Texto de introdução:
 
Onze músicos de eleição, referências mundiais dos seus instrumentos, estarão em destaque no segundo concerto MasterFest do Festival Verão Clássico, denominado “Festa Alemã”. Ocasião única para ouvir obras-primas do legado de Beethoven, Schumann, Brahms e Mozart. De Beethoven, será interpretado o 1º Trio do seu primeiro “Opus”, “carta de apresentação” musical do génio de Bona. De Mozart, Schumann e Brahms, ouviremos obras maiores da sua produção de música de câmara com instrumentos de sopro – flauta, trompa e clarinete – em companhia de instrumentos de corda e piano. O convidado “externo” desta “Festa Alemã” será o compositor russo Dmitri Schostakovich de quem será interpretado o 1º Trio, o seu Opus 8 também intitulado “Poema”, obra de maestria composta com apenas 17 anos e dedicada a Tatiana Glivenko, a sua primeira grande paixão.
 
 
04.08.2018, 21H00, - Pequeno Auditório
MasterFest III – Festa Eslava
 
Texto de introdução:
 
Dvorák e Schostakovich, dois dos maiores compositores eslavos da História da Música, serão as figuras de destaque no terceiro concerto MasterFest do Festival Verão Clássico 2018. Este concerto, denominado “Festa Eslava”, será uma ocasião privilegiada para ouvir um leque extraordinário de músicos de primeira linha mundial interpretarem, em contraponto, os famosos Quintetos Opus 81 de Dvorák e Opus 57 de Schostakovich que, juntamente com os de Schumann e de Brahms, fazem parte do panteão dos grandes Quintetos com Piano da História da Música. O convidado “externo” desta “Festa Eslava” será o compositor italiano Giovanni Bottesini que, no séc. XIX, teve uma impressionante carreira internacional de solista de contrabaixo, com concertos lendários de Lisboa a Moscovo e São Petersburgo;  ouviremos neste concerto a Elegia nº 1 de Bottesini na interpretação de um dos maiores contrabaixistas dos nossos dias: o finlandês Janne Saksala, 1º Contrabaixo Solo da Orquestra Filarmónica de Berlim desde 2008.
 
07.08.2018, 21H00, - Pequeno Auditório
MasterFest IV – Festa de Encerramento
 
Texto de introdução:
 
Após 10 dias intensos de Concertos-Festas e Masterclasses, a Concerto-Festa de Encerramento do Festival Verão Clássico 2018 terá a participação de músicos de 1ª linha mundial, reunidos especialmente em Lisboa para esta ocasião. A abrir, será interpretado o famoso Trio Opus 70 nº 1 de Beethoven, também apelidado “Espíritos”, a que se seguirá a última obra de Schostakovich, a Sonata Opus 147, com o último andamento em memória de Beethoven. A 2ª parte do concerto será inundada por um espírito festivo, começando com o virtuoso “Capriccio di Bravura”, de Bottesini, e seguindo-se o duo de compositores que inaugurou o Festival VERÃO CLÁSSICO 2018, agora em ordem inversa: Schostakovich, com o Concertino Opus 94 para dois pianos, e, para encerrar com “chave de ouro”, o célebre Quinteto K. 581 para clarinete e cordas de Mozart.
 

Promotor

DSCH Associação Musical