Apoio ao cliente - 707 234 234
Distância Crítica - Conf.Atelier Bow-Wow

Notas

Para adquirir bilhetes de mobilidade condicionada por favor contacte as bilheteiras do Centro Cultural de Belém, telefone 21 361 2627 (diariamente das 13H às 20H ou através do email bilheteiraccb@ccb.pt )

Descrição

Este atelier de arquitectura sediado em Tóquio foi fundado em 1992 pelo casal Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kajima. A sua prática inclui investigação, desenho de edifícios, e projectos artísticos. A sua pesquisa centra-se nas condições urbanas da micro-arquitectura e da arquitectura efémera, e as suas abordagens inovadoras são guiadas por desafios de construção em espaços pequenos, irregulares e efémeros da malha urbana e suburbana.

Começando por documentar a realidade urbana de Tóquio, o Atelier Bow-Wow editou várias publicações na forma de guias, que fazem uma introdução ao leitor sobre a natureza ad-hoc da paisagem urbana. São autores do conceito “Pet Architecture”, que envolveu um estudo documental sobre edifícios muito pequenos que preenchem os interstícios da cidade, que são adaptados e recriados pelos seus habitantes.

O Atelier Bow-Wow é esta constante pesquisa e as suas várias manifestações: tanto nos edifícios, nas publicações, ou nos “espaços públicos micro” feitos pela dupla, tentando recriar alguns dos comportamentos e encontros que acontecem na cidade e transportando-os em instalações dentro de galerias. Na maneira como projectam, este atelier cria situações mais do que objectos, deixando que o processo proporcione encontros inusitados e dando lugar aos utilizadores para se adaptarem e se apropriarem do espaço.

Orador: Yoshiharu Tsukamoto
Conversa com Paulo Martins Barata

Promotor

Fundação Centro Cultural Belém