Apoio ao cliente - 707 234 234
Curso William Shakespeare - Maria Sequeira Mendes

Descrição

16 MAR A 13 ABR 2019  (imagem Shakespeare)
NOT WISELY, BUT TOO WELL 
CURSO SOBRE WILLIAM SHAKESPEARE
Maria Sequeira Mendes
Neste curso conversaremos sobre as características de algumas personagens de Shakespeare e o modo como estas parecem dar origem à tragédia, mas também permitem a cada personagem ter sentido de humor, ser valente e capaz de se vingar. Veremos que conhecer Shakespeare não nos ajuda a evitar tragédias pessoais, mas oferece-nos um conjunto de boas citações para, em caso de necessidade, nos sabermos consolar.

16 março
Ciúme
Em Othello, Much Ado about Nothing e Winter’s Tale, apenas para dar alguns exemplos, o ciúme é apresentado como uma forma de sobre-interpretação de sinais que existem, mas que não tem que existem, mas nde sobre interpretaçens amlet.relo, i proêm o sentido que estes intérpretes delirantes lhe atribuem. Nesta sessão vamos falar sobre o ciúme, «the green-eyed monster that feeds itself upon itself».
 
23 março
Sinceridade
A sinceridade costuma ser considerada uma virtude dos heróis, que não recorrem a subterfúgios de retórica, nem dizem a outros o que estes querem ouvir, mas, nalguns casos, deixa as personagens principais das tragédias em enormes sarilhos, como veremos nesta sessão, na qual conversaremos sobre Cordelia, em King Lear (mencionando também Coriolanus e Timon of Athens).
 
30 março
Lisonja
Ao contrário da sinceridade, a lisonja tem má fama, é «the court[’s] holy water» (3, 2, 10-11), como descrito em King Lear, ou «the monarch's plague, this flattery» (Sonnet 148). Shakespeare parece abominar os parasitas e os sicofantes, as pessoas obsequiosas e lisonjeiras. Nesta sessão falaremos sobre estas variantes da lisonja e sobre as suas consequências, bem visíveis em peças como Richard II.
 
6 abril
Ambição
A ambição pode ser considerada uma maneira de se chegar depressa a um sítio onde, de outro modo, se levaria muito tempo a alcançar. Assim parecem pensar os Macbeth, para quem o regicídio é considerado um salto no tempo: «We’d jump the life to come». Os Macbeth vão descobrir que é possível atalhar caminho, mas não evitar as consequências das suas escolhas.
 
13 abril
Amor
Para concluir as sessões, e depois de falarmos sobre vícios e desgraças, conversaremos sobre as várias formas de paixão amorosa presentes na obra de Shakespeare: dos Sonetos a Antony and Cleopatra, de Romeo and Juliet a Ophelia. Falaremos ainda sobre pessoas a quem não devemos pedir conselhos (como a Ama e o Friar em Romeo and Juliet) e sobre versos como «Love's not Time's fool, though rosy lips and cheeks / Within his bending sickle's compass come». 
 
 
 

Promotor

Fundação Centro Cultural Belém