Apoio ao cliente - 707 234 234
El Bosco. El Jardin De Los Suenos

Descrição

El Bosco. El Jardín de los sueños (2016), de José Luis López-Linares
84 min, em 4K
Coprodução Museu do Prado / López Li Films
Patrocínio Fundação BBVA Colaboração Movistar Apoio RTVE
Nomeado para os Prémios Goya
 
O documentário, El Bosco. El jardin de los sueños, é uma reflexão sobre o O Jardim das Delícias, de Bosch, um quadro hipnótico. Quando está fechado, o seu exterior representa o globo terrestre, a Terra, dentro de uma esfera transparente. Ao abrir-se, o tríptico mostra-nos um jardim de imagens oníricas. O paraíso, com Adão e Eva, à esquerda, a luxúria e os prazeres da carne ao centro e o inferno à direita.
O quadro é visitado por mais de quatro mil pessoas todos os dias e, durante o tempo que demoram a contemplá-lo, funciona como se fosse um espelho.
O que vê o espectador? O que nos queria contar o autor? Porque o pintou?
O filme, com direção de José Luis López-Linares, parte de uma ideia original do historiador Reindert Falkenburg e pretende dar respostas aos múltiplos mistérios que a pintura encerra.
A tese de Falkenburg é de que o quadro foi concebido como pretexto de conversa para a corte dos duques de Nassau. A conversa, que começou há quinhentos anos em Bruxelas, continua aqui com as reflexões de Falkenburg e de outros participantes – escritores, historiadores, músicos e artistas – que vão sugerindo pistas para ajudar o público a entender a obra, o pintor e a sua época.
A longa-metragem foi rodada em 4K.

Promotor

Fundação Centro Cultural Belém