Apoio ao cliente - 707 234 234
Chá Na Pharmácia (Maiores De 12 Anos)

Descrição

Conversas com música
Chá na Pharmácia
Teresa Gentil e convidados
28 de março e 4 de abril de 2020
 
Em Chá na Pharmácia – Conversas com música, partilha-se o gosto de Amália pelo chá, os mistérios da sua voz e as paixões que desencadeia. Teresa Gentil conversa com Maja, uma fadista da Bósnia que aprendeu português para poder cantar o fado, e com Federico Santiago, «uma espécie de arqueólogo» da voz da Amália.
 
Frederico Santiago | 28 de março
Frederico Santiago é cantor e trabalha no Teatro Nacional de São Carlos. Começou cedo as suas pesquisas sobre o legado sonoro de Amália Rodrigues e, em 2010, começou a colaborar com David Ferreira em edições discográficas. Desde 2014 é responsável pela Edição Integral das gravações da cantora, para a Valentim de Carvalho, que prossegue e que tem revelado um extenso e surpreendente material inédito.
Nesta conversa levar-nos-á a escutá-la, revelando-nos a inexorável dimensão do seu génio musical, numa perspetiva analítica e dialogante.
Segundo Frederico Santiago, Amália é: “uma das vozes mais extraordinárias que a humanidade conheceu. Sabemos alguma coisa sobre a mulher, sabemos também que agradecia muito os aplausos que recebia (em várias línguas) mas sobre a sua tão original e inimitável maneira de cantar, sobre a revolução artística que fez no Fado (um género que ninguém no mundo adivinhava existir antes dela), o que sabemos? Vamos ouvi-la, não há melhor maneira de a celebrar!”
 
 
Maja Milinkovic | 4 de abril
Maja Milinkovic nasceu em Sarajevo em 1981. Era uma proeminente e estabelecida cantora “Pop-rock” na Bósnia, com três discos publicados e inúmeros prémios no currículo. No entanto, em 2012, algo de inesperado aconteceu na sua vida: um amigo postou, no Facebook, Amália Rodrigues a cantar “Estranha forma de vida” e Maja carregou no play… Decidiu vir para Lisboa, aprender português e aprender ‘o Fado’. Abriu uma pequena tasca em Alfama onde encontrou a sua “própria maneira de cantar fado, de improvisar”, onde podia experimentar e aprender com outros/as músicos/as e outras pessoas que por ali passavam. Desde então gravou dois discos, prepara um terceiro neste género musical e tem, como inspiração maior, a voz de Amália.
Nesta conversa conheceremos melhor Maja e teremos o gosto de a ouvir cantar os seus fados prediletos, eternizados por Amália Rodrigues.
 
28 de março – Com Teresa Gentil e Frederico Santiago
4 de abril – Com Teresa Gentil e Maja
 
 
Sala: Espaço Fábrica das Artes
Faixa Etária: M/12 anos
Horário: 28 de março e 4 de abril de 2020, 16h30
Duração: 90 minutos
Preço: 4€

Promotor

Fundação Centro Cultural Belém