Apoio ao cliente - 707 234 234
A Noite Da Dona Luciana

Descrição

A Noite da Dona Luciana (1985) é uma comédia irreverente e florida, ao estilo de Copi. A peça dilui as fronteiras entre a imaginação e os estereótipos vinculados pelo inconsciente colectivo, ao estabelecer uma ácida caricatura humorística que vai desde a realidade quotidiana aos confins do absurdo e da extravagância. As situações criadas tanto se inscrevem no cliché e na situação comum, como se dissolvem num universo fantasioso.
Num teatro acontece um ensaio tardio, onde estão presentes o encenador, a actriz e o técnico. O ensaio é interrompido por uma velha stripper transexual, que se envolve num confronto com a Companhia, lançando o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro.
 
Técnico – Até que horas vamos ficar?
Encenador – Que horas são?
Técnico – Três e vinte e cinco da manhã.
Actriz – Detesto Teatros! Chego já maquilhada para representar, visto-me no carro. Gosto do público, odeio o lugar! Para mim um ensaio é uma tortura!
 
A Noite da Dona Luciana, Copi
 
Prémios e Nomeações:
Melhor Espectáculo do Ano e Melhor Actriz do Ano (Rita Cruz) pela Sociedade Portuguesa de Autores
 
Copi
Autor
(1939-1987)
Escritor, romancista, cartoonista e dramaturgo argentino, radicado em Paris onde trabalhou com o Grupo Pânico, levando a cena autores como Jodorowsky e Arrabal. Foi cartoonista em jornais e revistas como Le Nouvel, Observateur ou La Hipotenusa. Activista do movimento de libertação LGBT, transporta para a sua obra um olhar inquieto, desconcertante, comovente e simultaneamente carnavalesco e festivo sobre as relações humanas.
 
Ricardo Neves-Neves
Encenador
(1985)
É licenciado em Teatro-Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema e pós-graduado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Participou no Obrador d´Estiu-Dramaturgia (Barcelona), orientado por Simon Stephens. Fundador do Teatro do Eléctrico, onde escreve e encena. Co-criador de Floating Island, co-produção Théâtre de la Ville (França) e Taipei Arts Festival (Taiwan). Colaborou com Primeiros Sintomas, Artistas Unidos, Teatro da Terra, Teatro Meridional, CET, Teatroesfera, ACT, Casa Conveniente, Teatro dos Aloés, Comédias do Minho, Cassefaz, Teatro O Bando, Procur.Arte. Tem várias peças de teatro publicadas (Artistas Unidos/Cotovia, Teatro Nacional D. Maria II/Bicho do Mato, Companhia das Ilhas e Teatro da Terra).
 
Características do Espectáculo:
Duração: 75 minutos
Classificação Etária: M/16
 
Ficha Técnica:
Tradução: Isabel Alves
Encenação: Ricardo Neves-Neves
Assistência de Encenação: Catarina Rôlo Salgueiro
Elenco: Custódia Gallego, Rita Cruz, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes e Vítor Oliveira
Figurinos: José António Tenente
Luz: ELDUPLO
Fotografias: Alípio Padilha
Design: Pedro Frois Meneses
Vídeo Promocional: Eduardo Breda
Apoio ao Espectáculo: Emanuel Santos
Comunicação: Mafalda Simões
Produção: Teatro do Eléctrico

Promotor

Praia Cultural-Coop. Int.Público Resp., Lda