Apoio ao cliente - 707 234 234
A Liturgia Dos Pássaros, A Partir De Messiaen

Descrição

23 janeiro 2020 | 19h
Pequeno Auditório
M/6
 
 
Daniel Bernardes Trio
Piano Daniel Bernardes
Contrabaixo António Augusto Aguiar
Percussão Mário Costa
 
Drumming
Direção musical Miquel Bernat
 
 
Daniel Bernardes toma contacto com a música de Olivier Messiaen na adolescência, ainda em contexto formativo, desenvolvendo desde logo um fascínio imediato, em particular pela sua Sinfonia Turangalîla. Embora Messiaen nunca tenha trabalhado ou demonstrado particular interesse pelo mundo do jazz, era famoso pelas suas improvisações, nomeadamente por ocasião das missas na Igreja da Santa Trindade em Paris onde, ao órgão, improvisava de acordo com os diferentes momentos da cerimónia. Este aspeto, aparentemente irrelevante, é importante para percebermos uma certa proximidade, sobretudo harmónica, com os paradigmas do jazz tradicional. O jazz tira partido dos antigos modos gregos e Messiaen cria ele próprio os seus modos, ou seja, embora a matéria harmónica em si seja diferente, a forma de pensar a música e a criação de um universo harmónico é semelhante.
Esta proximidade de natureza faz com que a linguagem de Messiaen se torne um caminho possível para o jazz contemporâneo, podendo os modos de Messiaen servirem de complemento aos recursos harmónicos proporcionados pelos modos gregos, assim como modos derivados de outras escalas. Foi esta proximidade que levou Daniel Bernardes, tendo durante anos estudado a linguagem do jazz, a explorar as possibilidades do sistema harmónico de Messiaen. Escrevendo esboços musicais e cada vez mais entusiasmado com a música neles escrita,  surgiu a ideia de juntar um trio de piano jazz, formação de referência para um pianista, a um ensemble de percussão.
Com este propósito dirige o convite aos Drumming, o mais importante ensemble de percussão do panorama musical português, convite este prontamente aceite pelo seu diretor artístico: Miquel Bernat. A completar o trio jazz, o baterista Mário Costa, um dos mais requisitados bateristas portugueses com colaborações com nomes como Wynton Marsalis, Joachim Kuhn, Hugo Carvalhais. No contrabaixo, lugar a António Augusto Aguiar, contrabaixista de referência do meio do jazz com inúmeras colaborações com as principais figuras do jazz nacional mas também música contemporânea, nomeadamente o Remix Ensemble, onde é o contrabaixista titular. 
Neste projeto, Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo, uma experiência inédita e onde presta homenagem ao mestre francês.

Promotor

Fundação Centro Cultural Belém